ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > PR: BANCÁRIOS DE LONDRINA MOBILIZADOS EM DEFESA DA CAIXA NO DIA NACIONAL DE LUTA

PR: Bancários de Londrina mobilizados em defesa da Caixa no Dia Nacional de Luta

20/10/2017

Mobilização dos funcionários da Caixa faz parte do Dia Nacional de Luta

Escrito por: Armando Duarte Jr. / CUT-PR

Seguindo a orientação da CEE (Comissão Executiva dos Empregados), o Sindicato dos Bancários de Londrina realizou na quarta-feira(18/10) atividades na principal agência da Caixa Econômica Federal na cidade para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Participantes da Funcef.

Durante o protesto, foi distribuída aos funcionários Carta Aberta com informações sobre o risco que o fundo de previdência complementar está correndo, pelo aumento do contencioso trabalhista que o banco gerou, prejudicando com isso o futuro dos participantes.

O material informa ainda a respeito do Projeto de Lei Completar PLP 268/2016, que tramita na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o qual prevê a substituição dos representantes dos participantes na gestão dos fundos de pensão por técnicos de empresas privadas.

Em reunião com os empregados e empregadas da agência Londrina foi destacada a importância de todos se engajarem na campanha contra o desmonte da Caixa para evitar que seu capital seja aberto, como quer o governo Michel Temer (PMDB).

“Esta mobilização é muito importante para chamar a atenção da sociedade para o que significará a venda do controle acionário do banco para grupos estrangeiros. Se for privatizada a Caixa vai abandonar os programas sociais, dentre os quais o Minha Casa, Minha Vida, o que vai levar ao fim do crédito para aquisição de moradias populares, bem como aumento do desemprego no setor da construção civil e estagnação desse setor, com sérias consequências para a economia do País”, alerta Regiane Portieri, presidenta do Sindicato dos Bancários de Londrina.