ESCOLA SINDICAL SÃO PAULO > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT SÃO PAULO INAUGURA CURSO À DISTÂNCIA SOBRE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

CUT São Paulo inaugura curso à distância sobre Gestão de Políticas Públicas

09/11/2015

Em parceria com a Fundação Perseu Abramo, programa de formação tem quase 300 alunos na primeira turma.

Escrito por: Flaviana Serafim - CUT São Paulo

Auditório da Alesp ficou lotado para a aula inaugural. Fotos: Sergio Silva

A CUT São Paulo e a Fundação Perseu Abramo (FPA) deram início ao curso deDifusão do conhecimento e gestão de políticas públicas em evento na quarta (4), na Assembleia Legislativa paulista.

Cerca de 270 pessoas lotaram o auditório para a aula inaugural, com palestra do economista e presidente da FPA, Marcio Pochmann.

No total, foram quase 450 inscritos, mas, devido à chuva que complicou o trânsito da capital no fim do dia, muitas pessoas não conseguiram chegar ao local. Por isso, a CUT e a FPA abrirão uma segunda turma do curso, com data de início a ser definida.

A proposta visa à capacitação de militantes para o debate e a formulação de políticas públicas e também a difusão de conhecimentos necessários a uma formação crítica e política. Com duração de três meses, o curso será à distância, mas com encontros presenciais obrigatórios, sendo três oficinas ao longo da formação e a aula de encerramento, em 19 de março de 2016.

A expectativa é que o programa funcione como piloto de uma proposta a ser ampliada para as seis escolas sindicais da CUT em todas as regiões do país.

“Essa formação à distância é inédita na Central, é um sonho que se realiza e que queremos expandir. Para além de um espaço de troca de experiências, é por meio da construção das políticas públicas que vamos defender o que queremos para o estado de São Paulo”, comemora Telma Victor, secretária de Formação da CUT São Paulo.

O programa é fundamental porque um dos temas mais apontados para fortalecimento da Central no último Congresso Nacional da CUT (Concut) foi a formação de quadros, essencial ao enfrentamento dos desafios, principalmente diante do conservadorismo do estado paulista, avalia Douglas Izzo, presidente da CUT/SP.

“Enfrentar os desafios no sindicalismo e na sociedade é uma disputa que se dá a partir da formação dos nossos quadros. Avançar de fato e construir um projeto popular para mudar São Paulo significa ter quadros que tenham clareza dos problemas desse estado e poder discutir e fazer propostas a essas questões”, disse o sindicalista.

A partir da esquerda, Marcio Pochman, Telma Victor, Douglas Izzo e Ana Paula Melli

A mudança no perfil da classe trabalhadora, as novas exigências para entrada no mercado e o atual sistema político que impede a representação da base dos trabalhadores também são desafios, segundo Marcio Pochmann, que abordou estas questões em sua palestra na aula inaugural.

O economista destacou que, se antes o trabalho era material, com emprego concentrado nas indústrias, hoje a realidade é a do trabalho imaterial, centrado no setor de comércio e serviços, que traz uma série de consequências ao trabalhador.

“Com essa imaterialidade, o trabalhador é submetido a uma jornada extensiva, fazendo uma série de atividades e há uma intensificação brutal do trabalho. Levamos trabalho para casa, estamos plugados 24 horas por dia. Essa pressão trouxe novas doenças, depressivas, mentais, é outro ambiente de trabalho e ainda pouco conhecido”, disse Pochmann.

Metodologia – O coordenador do curso, Luis Vita, da FPA, explicou aos participantes as principais ferramentas para ensino à distância, bem como a metodologia e monitoria da formação.

Os conteúdos foram organizados em cinco núcleos temáticos: introdução à política, metodologias de análise de conjuntura, o Estado pós-neoliberal, projetos para o Brasil e intérpretes do Brasil, sendo que o último núcleo discutirá a formação da sociedade brasileira a partir de textos clássicos de autores como Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes e Milton Santos.

“É uma formação participativa, com horário de aprendizado flexível e que valoriza a capacidade de liderança alta, num processo de educação emancipadora e colaborativa. Não é só sentar na frente do computador, é ser sujeito da educação e se apropriar do conhecimento”, pontuou o educador.

O ambiente de ensino virtual, com base na plataforma blogoosfero.cc, é composto por vídeos explicativos, artigos sobre as temáticas abordadas e questionário de avaliação do aluno sobre o conteúdo aplicado.

Serão 23 aulas no total, sendo necessária a participação em 20 para receber a certificação no final do curso